Em situações de desastres ambientais, muitas vezes é necessário o uso de máquinas pesadas. São ocorrências como deslizamentos de terra e soterramentos, colapsos estruturais, incêndios urbanos e florestais. O manuseio eficaz dessas máquinas garante mais agilidade e aumenta as chances de resgatar as vítimas com vida. Por isso, treinamentos contínuos para a utilização correta e segura desses equipamentos são imprescindíveis para as equipes de resgate.

 

O grupo Inova recebeu, em sua matriz, uma equipe de 30 bombeiros militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) para o Curso de Condução e Operação de Maquinário Pesado em Desastres. Durante o treinamento, foram apresentados equipamentos como escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras e tratores de esteiras.

 

A capacitação, realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, envolveu conhecimentos teóricos e práticos. "Tivemos um momento de trabalho teórico, explicando o funcionamento da máquina, e um de prática. Explicamos a simbologia, o funcionamento, os cuidados necessários, a parte de segurança dos equipamentos, o que deve ser evitado, e quais são os componentes móveis para evitar acidentes causados pela utilização incorreta da máquina", conta o gerente de engenharia de vendas e aplicação da Inova, Thiago Oliveira.

 

Em comunicado com o Grupo Inova, o Bemad salientou que os equipamentos apresentados no treinamento desempenham um papel crucial na agilidade das operações nos diversos tipos de desastres atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG). "O conhecimento e a habilidade para operar maquinários pesados em cenários de desastre, independentemente do pelotão envolvido, são essenciais para garantir uma resposta eficiente, segura e eficaz, contribuindo para salvar vidas, proteger os profissionais e minimizar os danos ao meio ambiente causados pelos eventos catastróficos", enfatizou a instituição.

 

O gerente do Grupo Inova destaca a satisfação de nossa empresa em ser escolhida para ministrar o treinamento. "É gratificante saber que a nossa marca é considerada em uma situação de capacitação como essa, especialmente por uma instituição como o Corpo de Bombeiros", avalia.

 

Além da capacitação realizada, foram disponibilizadas ao Bemad duas vagas para um treinamento prático mais aprofundado em operação de máquinas, que ocorrerá no mês de maio, no Senai Betim. Essa formação tem duração de duas semanas, sendo a primeira voltada para a operação de máquinas, incluindo a movimentação de material, e a segunda para a demonstração de tecnologia de máquinas.


Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!