O elo estratégico entre as áreas comercial, operacional e financeira para favorecer resultados positivos. Essa é uma das definições que ilustram o papel do departamento Administrativo de Vendas do Grupo Inova. A área tem como objetivo garantir a execução eficiente dos processos de vendas, desde a elaboração de documentos para aprovação de crédito até a entrega.

 

Em um processo de colaboração, o Administrativo de Vendas trabalha em sinergia com o setor comercial, oferecendo suporte e informações do mercado financeiro e buscando soluções que contribuam para os resultados da equipe. Também atua com o financeiro no controle de crédito e faturamento, colabora com a área operacional no gerenciamento de estoques e logística para garantir entregas dentro do prazo, além de interagir com o pós-venda na preparação dos equipamentos. "Essa integração garante que as expectativas dos clientes sejam atendidas e que as operações fluam sem interrupções", afirma o gerente de Administração de Vendas da Inova, Bruno Silva.

 

O dia a dia do departamento exige foco e dedicação. "Realizamos análise e aprovação de financiamentos, acompanhamos a emissão de notas fiscais, organizamos o cadastro de clientes, supervisionamos metas comerciais em parceria com a equipe de vendas, gerimos o fluxo de documentos e acompanhamos a logística de entrega. Além disso, monitoramos indicadores de desempenho, atualizamos relatórios gerenciais e garantimos que a comunicação entre equipe comercial e áreas internas seja ágil e eficiente", explica Bruno.

 

Para superar os desafios inerentes ao setor, tais como as condições de juros ofertadas pelo mercado financeiro, a gestão de prazos curtos e adaptação a demandas específicas de clientes, a equipe participa de treinamentos contínuos e investe em ferramentas de automação e no fortalecimento da comunicação interna. "Nos esforçamos para antecipar problemas e oferecer alternativas que minimizem os impactos. Um exemplo disso é o acompanhamento proativo dos processos de crédito e prazos de entrega, garantindo transparência em todas as etapas do processo", destaca Bruno.

 

Os planos para o futuro visam continuar garantindo esse atendimento de excelência. Para isso, a equipe está atenta às mudanças e às novas exigências impostas pelo mercado, apostando inclusive no auxílio das novas tecnologias. "Nossos planos para o futuro incluem a implementação de novas tecnologias para automação de processos e redução do tempo de resposta em todas as etapas e o aumento da precisão dos dados gerados para suporte à decisão. Além disso, o departamento busca fortalecer o relacionamento com clientes internos e aprimorar a formação da equipe para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução", conclui o gerente.