O elo
estratégico entre as áreas comercial, operacional e financeira
para favorecer resultados positivos. Essa é uma das definições que ilustram o
papel do departamento Administrativo de Vendas do Grupo Inova. A área tem
como objetivo garantir a execução eficiente dos processos de vendas, desde a
elaboração de documentos para aprovação de crédito
até a entrega.
Em um
processo de colaboração, o Administrativo de Vendas trabalha em sinergia com o
setor comercial, oferecendo suporte e informações do
mercado financeiro e buscando soluções que contribuam para os
resultados da equipe. Também atua com o financeiro no controle
de crédito e faturamento, colabora com a área operacional no
gerenciamento de estoques e logística para garantir
entregas dentro do prazo, além de interagir com o pós-venda na preparação dos
equipamentos. "Essa integração garante que as
expectativas dos clientes sejam atendidas e que as operações fluam sem
interrupções", afirma o gerente de Administração de Vendas da Inova,
Bruno Silva.
O dia a
dia do departamento exige foco e dedicação. "Realizamos análise e
aprovação de financiamentos, acompanhamos a emissão de notas fiscais,
organizamos o cadastro de clientes,
supervisionamos metas comerciais em parceria com a
equipe de vendas, gerimos o fluxo de documentos e acompanhamos a
logística de entrega. Além disso, monitoramos
indicadores de desempenho, atualizamos relatórios gerenciais e garantimos que a
comunicação entre equipe comercial e áreas internas seja ágil e
eficiente", explica Bruno.
Para
superar os desafios inerentes ao setor, tais como as condições de juros ofertadas
pelo mercado financeiro, a
gestão de prazos curtos e adaptação a demandas específicas de clientes, a equipe participa de
treinamentos contínuos e investe em ferramentas de automação e no
fortalecimento da comunicação interna. "Nos
esforçamos para antecipar problemas e oferecer alternativas que minimizem os impactos.
Um exemplo disso é o acompanhamento proativo dos processos
de crédito e prazos de entrega, garantindo transparência em todas as etapas do
processo", destaca
Bruno.
Os planos para o futuro visam continuar garantindo
esse atendimento de excelência. Para isso, a equipe está atenta às mudanças e
às novas exigências impostas pelo mercado, apostando inclusive no auxílio das
novas tecnologias. "Nossos planos para o futuro incluem a implementação de
novas tecnologias para automação de processos e redução do tempo de resposta em
todas as etapas e o aumento da precisão dos dados gerados para suporte à
decisão. Além disso, o departamento busca fortalecer o relacionamento com clientes
internos e aprimorar a formação da equipe para enfrentar os desafios de um
mercado em constante evolução", conclui o gerente.